Nitrogênio e enxofre para o incremento da produtividade e qualidade do trigo

É possível melhorar a produtividade e a qualidade do trigo mesmo na fase reprodutiva



A qualidade industrial do trigo é determinada por alguns atributos, dentre eles estão a força de glúten e o peso hectolitro. Estas duas características estão diretamente ligadas a quantidade de proteína do grão, que deve estar acima de 12% para ser considerada de boa qualidade.

A proteína se acumula no grão, no final do ciclo, sendo oriunda principalmente das folhas e da haste. O teor de proteína varia de acordo com o genótipo da cultivar, fatores ambientais e principalmente a disponibilidade de nitrogênio e enxofre. Estes dois nutrientes são de suma importância para a produção de proteínas.

Estudos do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA — Argentina), com dados da safra 2016, em 11 cultivares, mostraram que a aplicação de nitrogênio foliar, no início do espigamento, resulta incremento de 1,6% na produtividade (de 5,5 para 5,6 t/ha) e 6,7% no teor de nitrogênio nos grãos (de 10,3 para 11,3%).

A aplicação de enxofre em trigo, por sua vez, eleva consideravelmente o conteúdo de aminoácidos constituintes das principais proteínas do trigo inerentes à qualidade: cisteína (+24,5%), metionina (+35,3%), treonina (+14,4%) e lisina (+7,7%) (Järvan et al., 2008).

Tendo em vista os resultados obtidos como estes dois nutrientes, a Mondial Fertilizantes traz para o mercado uma formulação contendo Nitrogênio, Enxofre e Aminoácidos, comercialmente vendido como Magistral.

Esse produto além de agregar na produtividade, melhora a qualidade do grão assim como de seus atributos. É de fácil aplicação e rápida absorção, estando prontamente disponível para a planta. Pode ser usado no decorrer do desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do trigo.

Consulte os técnicos e representantes da Mondial Fertilizantes e saiba mais sobre o Magistral.